Seja bem-vindo. Hoje é

1 de abr. de 2013

296 a 300 Relações de simpatia e antipatia dos Espíritos

O livro dos Espíritos

Vida espírita

Relações de simpatia e antipatia dos Espíritos. Metades eternas


296. As afeições individuais dos Espíritos são passíveis de alteração? (1)
– Não, porque não podem se enganar. Eles não têm mais a máscara sob a qual se escondem os hipócritas;eis por que as suas afeições são inalteráveis quando são puros. O amor que os une é para eles a fonte de uma felicidade suprema.

297. A afeição que dois seres tiveram na Terra sempre continuará no mundo dos Espíritos?
 Sim, sem dúvida, se é fundada sobre uma simpatia verdadeira. Mas se as causas físicas foram maiores que a simpatia, ela cessa com a causa. As afeições entre os Espíritos são mais sólidas e mais duráveis do que as da Terra, porque não estão sujeitas aos caprichos dos interesses materiais e do amor-próprio.

298. As almas que devem unir-se estão predestinadas a essa união desde a origem e cada um de nós tem, em alguma parte do universo, sua metade à qual um dia fatalmente se unirá?
 Não. Não existe união particular e fatal entre duas almas. A união existe entre todos os Espíritos, mas em diferentes graus, de acordo com a categoria que ocupam, ou seja, de acordo com a perfeição que adquiriram: quanto mais perfeitos, mais unidos. Da discórdia nascem todos os males humanos; da concórdia resulta a felicidade completa.

299. Em que sentido devemos entender a palavra metade, de que certos Espíritos se servem para designar os Espíritos simpáticos?
 A expressão é inexata. Se um Espírito fosse a metade de um outro, uma vez separados, ambos estariam incompletos.

300. Dois Espíritos perfeitamente simpáticos6, uma vez reunidos, o serão pela eternidade, ou podem se separar e se unir a outros?
 Todos os Espíritos são unidos entre si. Falo daqueles que atingiram a perfeição. Nas esferas inferiores, quando um Espírito se eleva, já não tem mais a mesma simpatia por aqueles que deixou para trás.

6
 - Simpáticos:
 neste caso, concordantes, solidários, afins; que estão no mesmo padrão evolutivo (N. E.).

(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário