Seja bem-vindo. Hoje é

7 de abr. de 2016

608 a 610 O Livro dos Espíritos - O homem e os animais

O Livro dos Espíritos

O homem e os animais


608. O Espírito do homem, após a morte, tem consciência das existências anteriores ao seu período de humanidade?(1)
   


– Não, porque não é nesse período que se inicia para ele sua vida de Espírito e é até mesmo difícil se lembrar de suas primeiras existências como homem, assim como o homem não se lembra mais dos primeiros tempos de sua infância e ainda menos do tempo que passou no seio de sua mãe. É por isso que os Espíritos dizem que não sabem como começaram. (Veja a questão 78.)


609. O Espírito, entrando no período de humanidade, conserva traços do que foi antes, do período que se poderia chamar pré-humano?


– Depende da distância que separa os dois períodos e o progresso realizado. Durante algumas gerações, pode ter sinais mais ou menos pronunciados do estado primitivo, porque nada na natureza se faz por transição brusca, sempre há anéis que ligam as extremidades das cadeias dos seres e acontecimentos; mas esses traços se apagam com o desenvolvimento do livre-arbítrio. Os primeiros progressos se realizam muito lentamente, porque ainda não estão alicerçados, determinados pela vontade; mas eles seguem uma progressão mais rápida à medida que o Espírito adquire uma consciência mais perfeita de si mesmo.


610. Os Espíritos que disseram que o homem é um ser à parte na ordem da Criação estão enganados?


– Não; mas a questão não foi explicada e, aliás, há coisas que só a seu tempo podem ser esclarecidas. O homem é, de fato, um ser à parte, uma vez que tem faculdades que o distinguem de todos os outros e tem outra destinação. A espécie humana é a que Deus escolheu para a encarnação dos seres que podem conhecê-lo.



(1)   As perguntas feitas aos Espíritos e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário