Seja bem-vindo. Hoje é

15 de nov. de 2012

Livro dos Espíritos - Parte Segunda – Capítulo 6


Vida espírita

Percepções, sensações e sofrimentos dos Espíritos



249. O Espírito percebe os sons(1) 
– Sim. Percebe até os que vossos rudes sentidos não podem perceber.

249.a. O dom, a capacidade de ouvir, está em todo o seu ser, assim como a de ver?
– Todas as percepções são atributos do Espírito e fazem parte do seu ser. Quando está revestido de um corpo material, as percepções do exterior apenas lhe chegam pelo canal dos órgãos correspondentes. Porém, no estado de liberdade, essas percepções deixam de estar localizadas.

250. Sendo as percepções atributos próprios do Espírito, pode deixar de usá-las?
– O Espírito só vê e ouve o que quer. Isso de uma maneira geral e, sobretudo, para os Espíritos elevados. Já em relação aos que são imperfeitos, queiram ou não, ouvem e vêem freqüentemente aquilo que pode ser útil a seu adiantamento.

251. Os Espíritos são sensíveis à música?
– Quereis falar de vossa música? O que é ela perante a música celeste cuja harmonia nada na Terra vos pode dar uma ideia? Uma está para a outra como o canto de um selvagem está para uma suave melodia. Entretanto, Espíritos vulgares podem sentir um certo prazer ao ouvir vossa música, porque ainda não são capazes de compreender uma mais sublime. A música tem para os Espíritos encantos infinitos, em razão de suas qualidades sensitivas bastante desenvolvidas. A música celeste é tudo o que a imaginação espiritual pode conceber de mais belo e mais suave.

(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.

Perguntas e respostas extraídas do Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário