Seja bem-vindo. Hoje é

15 de mai. de 2012

Livro dos Espíritos - Transmigração progressiva


O Livro dos Espíritos

Parte Segunda – Capítulo 4

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

Transmigração3 progressiva



192. Pode-se, na vida atual, por efeito de uma conduta perfeita, superar todos os graus e tornar-se um Espírito puro sem passar por graus intermediários ?

– Não, porque o que para o homem parece perfeito está longe da perfeiçãoExistem qualidades que lhe são desconhecidas e que não pode compreenderEle pode ser tão perfeito quanto comporte a perfeição de sua natureza terrestre, mas não é a perfeição absoluta. Da mesma forma que uma criança, por mais precoce que seja, tem que passar pela juventude antes de alcançar a idade madura; e um doente tem que passar pelo estado de convalescença antes de recuperar a saúde. Aliás, o Espírito deve avançar em ciência e moralidade; se progrediu apenas num deles, é preciso que progrida no outro, para atingir o alto da escala. Porém, quanto mais o homem avança em sua vida presente, menos longas e difíceis serão as provas futuras.

192.a. O homem pode, pelo menos, assegurar nesta vida uma existência futura menos cheia de amarguras?
– Sim, sem dúvida, pode abreviar a extensão e reduzir as dificuldades do caminho. Só o negligente se encontra sempre na mesma situação.

193. Um homem, numa futura existência, pode descer mais baixo do que na atual? 

– Como posição social, sim; como Espírito, não.

194. A alma de um homem de bem pode, numa nova encarnação, animar o corpo de um perverso?
– Não. Ela não pode regredir.

194.a. A alma de um homem perverso pode tornar-se a de um homem de bem?
 Sim, se houver arrependimento, o que, então, é uma recompensa.

"A marcha dos Espíritos é progressiva e não retrógrada. Elevam-se gradualmente na hierarquia e não descem da categoria que já alcançaram. Em suas diferentes existências corporais podem descer como homens, mas não como Espíritos. Assim, a alma de um poderoso da Terra pode mais tarde animar o mais humilde operário, e vice-versa; essas posições entre os homens ocorrem muitas vezes na razão inversa dos sentimentos morais. Herodes era rei e Jesus, carpinteiro."


(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.



Perguntas e respostas extraídas do Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário