Seja bem-vindo. Hoje é

25 de mar. de 2011

Provas da existência de Deus

7. Poder-se-ia encontrar a causa primeira da formação das coisas nas propriedades íntimas da matéria?
- Mas então qual seria a causa dessas propriedades? É  preciso sempre uma causa primeira. (1)
"Atribuir a formação primeira das coisas às propriedades  íntimas da matéria  seria tomar o efeito pela causa, porque essas propriedades são elas mesmas um efeito que deve ter uma causa."

8. Que pensar da opinião que atribui a formação primeira a uma combinação fortuita da matéria, isto é, ao acaso?
- Outro absurdo! Que homem de bom senso pode olhar o acaso como um ser inteligente? Aliás, que é o acaso? nada.
"A harmonia que regula as atividades do Universo revela combinações e fins  determinados e, por isso mesmo, revela a força inteligente. Atribuir a formação primeira ao acaso seria um contra-senso, porque o acaso é cego e não pode produzir os efeitos da inteligência. Um acaso inteligente não seria mais o acaso."

9. Onde se vê, na causa primeira, uma inteligencia suprema  e superior a todas as inteligências?
- Tendes um provérbio que diz isto: pela obra se reconhece o artífice. Pois bem! olhai a obra e procurai co artífice. É o orgulho que engendra a incredulidade. O homem orgulhoso não vê nada acima dele e é por isso que ele se chama de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!
"Julga-se o poder  de uma inteligência pelas suas obras; nenhum ser humano não podendo criar  o que produz a Natureza, a causa primeira, pois, é uma  inteligência superior à Humanidade."
"Quaisquer que sejam os prodígios  realizados pela inteligência humana, essa inteligência tem, ela mesma, uma causa, e quanto mais o que ela realiza é grande, mais a causa primeira deve ser grande. Esta inteligência é a causa primeira de todas as coisas, qualquer que seja  o nome sob o qual o homem a designe."

(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário