Seja bem-vindo. Hoje é

21 de mar. de 2011

Provas da existência de Deus

4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?

- Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa.
- Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem, e vossa razão vos responderá. (1)
"Para crer em Deus basta lançar os olhos sobre as obras da criação. O Universo existe; ele tem, pois, uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa, e adiantar que o nada pôde fazer alguma  coisa."

5. Que consequência se pode tirar do sentimento intuitivo que todos os homes carregam em si mesmos da existência de Deus?
- Que Deus existe; porque de onde lhe viria esse sentimento se ele repousasse sobre nada? É ainda uma consequência do princípio de que não há efeito  sem causa.

6. O sentimento íntimo, que temos em nós  mesmos, da existência de Deus, não seria o fato da educação e o produto de idéias adquiridas?
- Se assim fosse, por que vossos selvagens teriam esse sentimento?
"Se o sentimento da existência de um ser supremo não fosse senão o produto de um ensinamento, ele não seria uiversal, e não existiria, como as noções de ciência, senão naqueles que teriam podido receber esse ensinamento."

(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.

Página principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário