Seja bem-vindo. Hoje é

30 de jan. de 2016

601 a 604-a LIVRO DOS ESPÍRITAS - OS TRÊS REINOS


Capítulo  XI

Os Três Reinos
 Os Animais e o Homem 

Espírito do animal é classificado, após a morte, pelos Espíritos incumbidos disso e utilizado quase imediatamente: não dispõe de tempo para se pôr em relação com outras criaturas. 


601. Os animais seguem uma lei progressiva como os homens? (1)

— Sim, e é por isso que nos mundos superiores onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios de comunicação mais desenvolvidos. São, porém, sempre inferiores e submetidos aos homens, sendo, para estes, servidores inteligentes. 
Nada há nisso de extraordinário. Suponhamos os nossos animais de maior inteligência, como o cão, o elefante, o cavalo dotados de uma conformação apropriada aos trabalhos manuais. O que não poderiam fazer, sob a direção do homem? 


602. Os animais progridem, como o homem por sua própria vontade, ou pela força das coisas? 

— Pela força das coisas; e é por isso que, para eles, não existe expiação. 

603. Nos mundos superiores os animais conhecem a Deus? 

— Não. O homem é um deus para eles, como antigamente os Espíritos foram deuses para os homens. 

604. Os animais, mesmo aperfeiçoados nos mundos superiores, sendo sempre inferiores aos homens, disso resultaria que Deus tivesse criado seres intelectuais perpetuamente votados à inferioridade, o que parece em desacordo com a unidade de vistas e de progresso que se assinalam em todas as suas obras?

— Tudo se encadeia na Natureza por liames que não podeis ainda perceber, e as coisas aparentemente mais disparatadas têm pontos de contato que o homem jamais chegará a compreender no seu estado atual. Pode entrevê-los por um esforço de sua inteligência, mas somente quando essa inteligência tiver atingido todo o seu desenvolvimento e se libertado dos prejuízos do orgulho e da ignorância poderá ver claramente na obra de Deus. Até lá suas idéias limitadas lhe farão ver as coisas de um ponto de vista mesquinho. Sabei que Deus não pode contradizer-se e que tudo, na Natureza, se harmoniza através de leis gerais que jamais se afastam da sublime sabedoria do Criador. 

604-a. A inteligência é assim uma propriedade comum, um ponto de encontro entre a alma dos animais e a do homem?

— Sim, mas os animais não têm senão a inteligência da vida material; nos homens, a inteligência produz a vida moral. 

(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário