Seja bem-vindo. Hoje é

16 de jun. de 2013

330 a 332 Retorno à vida corporal - Parte Segunda – Capítulo 7

O Livro dos Espíritos

Parte Segunda – Capítulo 7

Retorno à vida corporal

Prelúdio do retorno – União da alma e do corpo. Aborto – Faculdades morais e intelectuais do homem – Influência do organismo – Os deficientes mentais e a loucura – Infância – Simpatias e antipatias terrenas – Esquecimento do passado

Prelúdio do retorno

330. Os Espíritos conhecem a época em que reencarnarão? (1) 
– Eles a pressentem, assim como um cego sente o fogo quando dele se aproxima. Sabem que devem retornar a um corpo como sabeis que um dia deveis morrer, mas não sabem quando isso vai acontecer. (Veja, nesta obra, a questão 166.)

330.a A reencarnação é, então, uma necessidade da vida espírita, assim como a morte é uma necessidade da vida corporal?
– Certamente. É exatamente assim.

331. Todos os Espíritos se preocupam com sua reencarnação?
– Há muitos que nem mesmo pensam nisso, nem a compreendem; isso depende de sua natureza mais ou menos avançada. Para alguns, a incerteza quanto ao futuro é uma punição.

332. O Espírito pode antecipar ou retardar o momento de sua reencarnação?
– Pode antecipá-lo, solicitando-o em suas preces. Pode também retardá-lo, recuar diante da prova, porque entre os Espíritos há também os covardes e os indiferentes, mas não o fazem impunemente. Ele sofre, como quem recua diante do remédio salutar que pode curá-lo.

(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário