Parte Segunda – Capítulo 6
Vida espírita
Mundos transitórios
234. Existem, como já foi dito, mundos que servem aos Espíritos errantes como estâncias transitórias ou locais de repouso ? (1)
– Sim, existem. São particularmente destinados aos seres errantes, que podem neles habitar temporariamente. São como acampamentos, campos para repousar de uma erraticidade bastante longa, condição sempre um tanto angustiante. São posições intermediárias entre os outros mundos, graduados de acordo com a natureza dos Espíritos que podem alcançá-los e onde podem desfrutar de um bem-estar relativamente maior ou menor, conforme o caso.
234.a. Os Espíritos que habitam esses mundos podem deixá-los quando querem ?
– Sim, os Espíritos podem deixá-los para irem aonde devem ir. Imaginai-os como pássaros de passagem pousando numa ilha, esperando refazer suas forças para alcançar seu objetivo.
235. Os Espíritos progridem durante sua estada nos mundos transitórios ?
– Certamente. Os que neles se reúnem é com o objetivo de se instruir e poder mais facilmente obter a permissão de alcançar lugares melhores e chegar à posição que os eleitos atingem.
236. Os mundos transitórios, por sua natureza especial, são perpetuamente destinados aos Espíritos errantes ?
– Não; a posição deles é apenas temporária.
(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.
Perguntas e respostas extraídas do Livro dos Espíritos (Allan Kardec).
Nenhum comentário:
Postar um comentário