Seja bem-vindo. Hoje é

19 de abr. de 2012

Livro dos Espíritos - Pluralidade das Existências - reencarnação

O Livro dos Espíritos

Parte Segunda – Capítulo 4

PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS


183. Ao ir de um mundo para outro, o Espírito passa por uma nova infância ? (1)
– A infância é em todos os lugares uma transição necessária, mas não é tão frágil em todos os lugares como entre vós, na Terra.

184. O Espírito pode escolher o novo mundo que vai habitar ?
– Nem sempre, mas pode pedir e conseguir isso se o merecer; porque os mundos são acessíveis aos Espíritos de acordo com seu grau de elevação.

184.a. Se o Espírito não pede nada, o que determina o mundo em que deve reencarnar ?
– O grau de sua elevação.

185. O estado físico e moral dos seres vivos é perpetuamente o mesmo em cada globo ?
– Não; os mundos estão também submetidos à lei do progresso2. Todos começaram como o vosso, por um estado inferior, e a própria Terra passará por uma transformação semelhante. Ela será um paraíso quando os homens se tornarem bons.
"É assim que as raças que hoje povoam a Terra desaparecerão um dia e serão substituídas por seres cada vez mais perfeitos. Essas raças transformadas sucederão às atuais, como as atuais sucederam a outras ainda mais atrasadas." 

186. Há mundos em que o Espírito, deixando de habitar um corpo material, tem apenas como envoltório o perispírito ?
– Sim, há. Nesses mundos até mesmo esse envoltório, o perispírito, torna-se tão etéreo que para vós é como se não existisse. É o estado dos Espíritos puros.

186.a. Disso parece resultar que não há uma demarcação definida entre o estado das últimas encarnações e o de Espírito puro?
– Essa demarcação não existe. A diferença nesse caso se desfaz pouco a pouco, torna-se imperceptível, assim como a noite se desfaz diante dos primeiros clarões da alvorada.

2 - Assunto abordado nesta obra, na Parte Terceira, cap. 8 (N. E.). 


(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.



Perguntas e respostas extraídas do Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário