Seja bem-vindo. Hoje é

8 de nov. de 2011

Livro dos Espíritos - Progressão dos Espíritos III

Capítulo 1
Parte Segunda

Progressão dos Espíritos

121. Por que alguns Espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal ? (1)

 Não têm eles o livre-arbítrio? Deus não criou Espíritos maus; criou-os simples e ignorantes, ou seja, com as mesmas aptidões tanto para o bem quanto para o mal. Os que são maus o são por vontade própria.

122. Como é que os Espíritos, em sua origem, quando ainda não têm consciência de si mesmos, podem ter a liberdade de escolha entre o bem e o mal? Há neles algum princípio, alguma tendência que os leve para um ou outro caminho ?
– O livre-arbítrio se desenvolve à medida que o Espírito adquire a consciência de si mesmo. Não haveria mais liberdade se a escolha fosse determinada ou imposta por uma causa independente da vontade do Espírito. A causa não está nele, e sim fora, nas influências a que cede em virtude de sua livre vontade. É essa a grande figura da queda do homem e do pecado original: uns cederam, outros resistiram à tentação.
122.a. De onde parte a influência sobre ele ?
– Dos Espíritos imperfeitos que procuram apossar-se dele para dominá-lo e ficam satisfeitos de o fazer fracassar. Foi isso que se quis simbolizar na figura de Satanás.
122.b. Essa influência se exerce sobre o Espírito somente em sua origem ?
– Essa influência o segue na sua vida de Espírito até que alcance um domínio tão completo sobre si mesmo que os maus desistam de obsediá-lo6
123. Por que Deus permitiu que os Espíritos pudessem seguir o caminho do mal ?
– Como ousais pedir a Deus conta de seus atos? Pensais poder penetrar seus desígnios? Entretanto, podeis pensar assim: a sabedoria de Deus está na liberdade de escolha que dá a cada um, porque, assim, cada um tem o mérito de suas obras. 

6. Obsessãoneste caso, influência de um Espírito desencarnado, malévolo, sobre um encarnado. Há outras formas de obsessão – Veja O Livro dos Médiuns, Segunda Parte, cap. 23 Da Obsessão – (N. E.).

(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.


Perguntas e respostas extraídas do Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

 Página principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário