Seja bem-vindo. Hoje é

4 de nov. de 2011

Livro dos Espíritos - Progressão dos Espíritos cont.

Capítulo 1
Parte Segunda

Progressão dos Espíritos


117. Depende dos Espíritos apressar seu progresso para a perfeição ?(1)
– Certamente. Chegam mais ou menos rapidamente conforme seu desejo e submissão à vontade de Deus. Uma criança dócil não se instrui mais rapidamente do que uma criança rebelde ?

118. Os Espíritos podem se degenerar ?
– Não; à medida que avançam, compreendem o que os afasta da perfeição. Quando o Espírito acaba uma prova, fica com o conhecimento que adquiriu e não o esquece mais. Pode ficar estacionário, mas retroceder, não retrocede.

119. Deus não poderia isentar os Espíritos das provas que devem sofrer para atingir a primeira ordem ?
– Se tivessem sido criados perfeitos, não teriam nenhum mérito para desfrutar dos benefícios dessa perfeiçãoOnde estaria o mérito sem a luta ? Além do mais, a desigualdade entre eles é necessária para desenvolver a personalidade, e a missão que realizam nessas diferentes ordens está nos desígnios da Providência para a harmonia do universo.
"Tendo em vista que na vida social todos os homens podem chegar às primeiras funções, igualmente poderíamos perguntar por que o soberano de um país não promove cada um de seus soldados a general; por que todos os empregados subalternos não são empregados superiores; por que todos os estudantes não são mestres. Portanto, há essa diferença entre a vida social e a vida espiritual: a primeira é limitada e nem sempre permite alcançar todos os graus,enquanto a segunda é indefinida e deixa a cada um a possibilidade de se elevar ao grau supremo."

120. Todos os Espíritos passam pelo mal para chegar ao bem ?
– Pelo mal, não, mas sim pela fieira5 da ignorância.

5. Fieiraexperiência pela qual alguém passou (N. E.).

(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.


Perguntas e respostas extraídas do Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

 Página principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário