Seja bem-vindo. Hoje é

31 de out. de 2011

Livro dos Espíritos - Progressão dos Espíritos

Capítulo 1
Parte Segunda

Progressão dos Espíritos

114. Os Espíritos são bons ou maus por natureza ou são eles mesmos que se melhoram ? (1)

São os próprios Espíritos que se melhoram, passando de uma ordem inferior para uma ordem superior.


115. Dentre os Espíritos, alguns foram criados bons e outros maus ?

Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento. Deu a cada um uma missão com o objetivo de esclarecê-los e de fazê-los chegar, progressivamente, à perfeição pelo conhecimento da verdade e para aproximá-los de Si. A felicidade eterna e pura é para os que alcançam essa perfeição. Os Espíritos adquirem esses conhecimentos ao passar pelas provas que a Lei Divina lhes impõe. Uns aceitam essas provas com submissão e chegam mais depressa ao objetivo que lhes é destinado. Outros somente as suportam com lamentação e por causa dessa falta permanecem mais tempo afastados da perfeição e da felicidade prometida.


115.a. Assim sendo, os Espíritos seriam em sua origem semelhantes às crianças, ignorantes e sem experiência, só adquirindo pouco a pouco os conhecimentos que lhes faltam ao percorrer as diferentes fases da vida ?

Sim, a comparação é boa. A criança rebelde permanece ignorante e imperfeita, tem maior ou menor aproveitamento segundo sua docilidade. Porém, a vida do homem tem um limite, um fim, enquanto a dos Espíritos se estende ao infinito.


116. Há Espíritos que permanecerão perpetuamente nas classes inferiores
 
Não, todos se tornarão perfeitos. Eles progridem, mas demoradamente. Como já dissemos, um pai justo e misericordioso não pode banir eternamente seus filhos. Pretenderíeis que Deus, tão grande, tão bom, tão justo, fosse pior do que vós mesmos?

1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas

Perguntas e respostas extraídas do Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

 Página principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário