– Da matéria, assim como a entendeis, sim; mas não da matéria considerada como fluido universal. A matéria etérea e sutil que forma esse fluido é imponderável para vós, mas nem por isso deixa de ser o princípio de vossa matéria pesada.
"A gravidade3 é uma propriedade relativa. Fora das esferas de atração dos mundos, não há peso, do mesmo modo que não há nem acima, nem abaixo."
30. A matéria é formada de um único ou de vários elementos ?
– De um único elemento primitivo. Os corpos que considerais simples não são verdadeiros elementos, mas transformações da matéria primitiva.
31. De onde vêm as diferentes propriedades da matéria?
– São modificações que as moléculas4 elementares sofrem por sua união e em determinadas circunstâncias.
32. Diante disso, os sabores, os odores, as cores, o som, as qualidades venenosas ou salutares dos corpos apenas seriam modificações de uma única e mesma substância primitiva ?
– Sim, sem dúvida, e que apenas existem pela disposição dos órgãos destinados a percebê-los.
"Esse princípio é demonstrado pelo fato de que nem todo mundo percebe as qualidades dos corpos da mesma maneira: um acha uma coisa agradável ao gosto, outro a acha ruim; uns vêem azul o que outros vêem vermelho; o que é um veneno para uns é inofensivo ou salutar para outros."
- Compare essa resposta com a da questão 76. Aqui trata-se do Espírito, princípio inteligente, e não a individualidade. Veja a questão 25-a (N. E.).
- Ponderabilidade: que se pode medir, pesar, quantificar (N. E.).
- Gravidade: lei da Física, atração que os planetas e os corpos celestes exercem uns sobre os outros (N. E.).
- Molécula: agrupamento de um ou mais átomos que forma uma substância; a menor quantidade de matéria (N. E.).
(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.
Perguntas e respostas extraídas do Livro dos Espíritos (Allan Kardec)
Página principal
Nenhum comentário:
Postar um comentário