Seja bem-vindo. Hoje é

5 de jan. de 2012

Livro dos Espíritos - A alma V

O Livro dos Espíritos

Parte Segunda – Capítulo 2

Encarnação dos espíritos


145. Como tantos filósofos antigos e modernos têm discutido por tanto tempo sobre a ciência psicológica sem ter chegado à verdade (1)
– Esses homens eram os precursores da Doutrina Espírita eterna. Eles prepararam os caminhos. Eram homens e se enganaram, tomaram suas próprias idéias pela luz. Mas os próprios erros servem para deduzir a verdade ao mostrar os prós e os contras. Aliás, entre esses erros se encontram grandes verdades, que um estudo comparativo tornará compreensíveis1.
146. A alma tem uma sede determinada e circunscrita no corpo ?
– Não, mas está mais particularmente na cabeça entre os grandes gênios, os que pensam muito, e no coração nos que têm sentimentos elevados e cujas ações beneficiam toda a humanidade.
146.a. Que pensar da opinião daqueles que colocam a alma num centro vital ?
– Isso quer dizer que o Espírito se localiza, de preferência, nessa parte do vosso organismo, uma vez que é para aí que convergem todas as sensações. Aqueles que a colocam no que consideram como centro da vitalidade a confundem com o fluido ou princípio vital. Contudo, pode-se dizer que a sede da alma está mais particularmente nos órgãos que servem às manifestações intelectuais e morais.

1. Compare essa resposta com a da questão 628 (N. E.).

(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.


Perguntas e respostas extraídas do Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário