Seja bem-vindo. Hoje é

20 de set. de 2011

Livro dos Espíritos - Forma e ubiqüidade dos Espíritos - cont.

Parte Segunda

Capítulo 1 – dos Espíritos

Forma e ubiqüidade1 dos Espíritos

 

91. A matéria oferece algum obstáculo aos Espíritos ? (1)

– Não, eles penetram em tudo: o ar, a terra, as águas e até mesmo o fogo lhes são igualmente acessíveis.

92. Os Espíritos têm o dom da ubiqüidade, ou, em outras palavras, o mesmo Espírito pode se dividir ou estar em vários pontos ao mesmo tempo ?

Não pode haver divisão do mesmo Espírito. Mas cada um é um centro que se irradia para diferentes lados e é por isso que parece estar em muitos lugares ao mesmo tempo. Vedes o Sol, é apenas um e, entretanto, irradia-se em todos os sentidos e leva seus raios para muito longe. Apesar disso, não se divide.

92.a. Todos os Espíritos se irradiam com o mesmo poder

– Longe disso. Isso depende do grau de pureza de cada um.

"Cada Espírito é uma unidade indivisível, mas cada um deles pode estender seu pensamento para muitos lugares sem com isso se dividir. É apenas nesse sentido que se deve entender o dom da ubiqüidade atribuído aos Espíritos; como uma centelha que projeta ao longe sua claridade e pode ser percebida de todos os pontos do horizonte; ou, ainda, como um homem que, no mesmo lugar e sem se dividir, pode transmitir ordens, sinais e movimento para diferentes pontos."



(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.


Perguntas e respostas extraídas do Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

 Página principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário