Seja bem-vindo. Hoje é

30 de set. de 2011

Livro dos Espíritos - Diferentes ordens de Espíritos

Parte Segunda

Capítulo 1 – dos Espíritos

Diferentes ordens de Espíritos

96. Os Espíritos são iguais ou há entre eles alguma hierarquia ? (1)

– Eles são de diferentes ordens, de acordo com o grau de perfeição a que chegaram.

97. Há um número determinado de ordens ou de graus de perfeição entre os Espíritos ?

– O número é ilimitado. Não há entre essas ordens uma linha de demarcação como limite, e, assim, as divisões podem ser multiplicadas ou restringidas à vontade. No entanto, considerando-se as características gerais, podem reduzir-se a três principais.

Em primeiro lugar, os que chegaram à perfeição: os Espíritos puros. Os da segunda ordem são os que atingiram o meio da escala: o desejo do bem é sua preocupação. Os do último grau, ainda no início da escala, são os Espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e por todas as más paixões que retardam seu adiantamento.

98. Os Espíritos da segunda ordem têm apenas o desejo do bem, ou terão também o poder de praticá-lo

– Têm esse poder segundo o grau de sua perfeição: uns têm a ciência, outros a sabedoria e a bondade, mas todos ainda têm provas a cumprir.

99. Os Espíritos da terceira ordem são todos essencialmente maus

– Não; uns não fazem o bem nem o mal; outros, ao contrário, se satisfazem no mal e sentem prazer quando encontram a ocasião de o fazer. E há ainda os Espíritos levianos ou zombadores, mais brincalhões do que maus, que se satisfazem antes na malícia do que na maldade e que encontram prazer em mistificar e causar pequenas contrariedades das quais se riem.

(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.


Perguntas e respostas extraídas do Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

 Página principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário