Seja bem-vindo. Hoje é

26 de jul. de 2011

Seres orgânicos e inorgânicos

Parte Primeira – Capítulo 4

Princípio vital


64.a. Disso parece resultar que a vitalidade não tem seu princípio num agente primitivo distinto, mas numa propriedade especial da matéria universal, em razão de algumas modificações ? (1)

É a conseqüência do que dissemos.


65. O princípio vital reside em algum dos corpos que conhecemos ?

– Tem sua fonte no fluido universal. É o que chamais fluido magnético ou fluido elétrico animalizado. Ele é o intermediário, o elo entre o Espírito e a matéria.


66. O princípio vital é o mesmo para todos os seres orgânicos

Sim, modificado conforme as espécies. É o que lhes dá movimento e atividade e os distingue da matéria inerte, uma vez que o movimento da matéria não é a vida. A matéria recebe esse movimento, não o dá.


67. A vitalidade é um atributo permanente do agente vital ou apenas se desenvolve pelo funcionamento dos órgãos

– Apenas se desenvolve com o corpo. Não dissemos que esse agente sem a matéria não é a vida? É preciso a união das duas coisas para produzir a vida.


67.a. Pode-se dizer que a vitalidade está em estado latente, quando o agente vital não está unido ao corpo

– Sim, é isso.


"O conjunto dos órgãos constitui uma espécie de mecanismo que recebe um estímulo de atividade íntima ou princípio vital que existe neles. O princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos. Ao mesmo tempo que o agente vital estimula os órgãos, a ação deles mantém e desenvolve a atividade do agente vital, quase do mesmo modo como o atrito produz o calor. "

(1) As perguntas feitas aos Espíritos estão em letras normais e as repostas destes estão em grifo. As notas de Allan Kardec estão entre aspas.


Perguntas e respostas extraídas do Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

Página principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário