Seja bem-vindo. Hoje é

5 de jan. de 2011

Medir com Amor

Amílcar Del Chiaro Filho

Existe um preceito de Jesus de Nazaré que esquecemos com facilidade. É o Não Julgueis Para Não Serdes Julgados. Na seqüência vem a advertência: Pois, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos. Qual é a medida de nossas ações e pensamentos? Acreditamos que deva ser o amor.

O amor é capaz de compreender, aceitar e perdoar. Mas falamos de um amor grande como o oceano, capaz de vencer obstáculos, ultrapassar barreiras, ignorar fronteiras. Um amor manso e pacífico, mas capaz, também, de ser enérgico. O amor que cobre a multidão dos nossos erros, conforme afirmou o apóstolo Pedro.

Infelizmente, os julgamentos são constantes em nossas vidas. Julgamos as ações das pessoas sem conhecer em profundidade os motivos que a levaram a cometer tais ações. Julgamos os homens públicos por "ouvir dizer", pois, raramente temos acesso às fontes de informações e capacidade para avaliar a autenticidade do que nos é informado.

Em nosso movimento espírita, que é formado por homens e mulheres em processo de desenvolvimento moral, também existem os julgamentos, os boatos e a maledicência. Raramente os envolvidos são chamados para esclarecimentos, e, não raro, os julgamentos precipitados desestabilizam as Instituições.

Este artigo tem o sabor de um antigo quadro do Sol Nas Almas, intitulado: Sinal de Alerta. Ele é, realmente, um sinal de alerta para todos nós. Ninguém está isento de ser julgado, como raríssimos estão alicerçados para não julgar.

Não queremos dizer com isso que os erros devam ser ignorados como se não existissem, e sim, que deve haver padrões verdadeiramente cristãos no julgamento, pois, nenhum julgamento é lícito sem que o acusado tenha ampla oportunidade de defesa. Mesmo assim, é bom ponderar na condenação, pois as palavras de Jesus ainda ressoam nos ouvidos do tempo e do espaço: ... aquele dentre vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra.


Enviado por Colaborador


Página principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário