Seja bem-vindo. Hoje é

30 de out. de 2010

Profecia prevê mais 2 papas antes do fim do mundo

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/mortedopapa


Segundo uma profecia do século XII, o próximo líder da Igreja Católica será um papa "relacionado à oliveira". A mesma profecia ainda prevê a existência de apenas mais dois pontífices antes do fim do mundo.

A previsão, citada e contestada com freqüência, é atribuída a São Malaquias, um arcebispo irlandês reconhecido por membros da Igreja Católica por sua habilidade de prever o futuro e que foi canonizado há mais de 800 anos.

São Malaquias teria tido uma visão durante uma viagem a Roma por volta de 1139 a respeito dos 112 papas que assumiriam o comando da Igreja antes do Julgamento Final, quando, segundo a Bíblia, Deus separará os bons dos maus.

O próximo papa será o de número 111 dessa lista e é descrito no texto como sendo a "glória da Oliva". Como qualquer boa profecia, há muito espaço para interpretações: o papa poderia ter uma pele "azeitonada", o que apontaria para um latino-americano, um africano ou alguém da região do Mediterrâneo.

"Pode se tratar até de um papa de origem judaica, já que o ramo de oliveira é um símbolo bíblico do povo de Israel", especulou o jornal italiano La Stampa.

Os que se dedicam a analisar as profecias de São Malaquias dizem que o papa "oliva" pode ser um membro da Ordem de São Bento, conhecida como os olivetanos. Mas, aos 93 anos de idade, o único cardeal beneditino está velho demais para ser eleito papa. A idade limite é de 80 anos.

As profecias de São Malaquias são objeto de polêmica há séculos. Alguns afirmam que elas não passam de uma fraude, inventada provavelmente no final do século 16 para favorecer um cardeal durante um conclave. Mas os fiéis apontam para similaridades entre as previsões e os papas. João Paulo II, por exemplo, foi descrito pela profecia como "de labore solis" (do trabalho do Sol).

O pontífice nasceu em 18 de maio de 1920, mesmo dia de um eclipse solar. E foi enterrado em 8 de abril passado, quando um eclipse parcial pôde ser visto nas Américas. Alguns lêem a previsão relacionada com o papa morto neste mês de forma menos literal. Ela se referiria ao local de nascimento dele, a Polônia, que fica no Leste Europeu. O Sol nasce no leste.



Página principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário